A questão educacional gera opiniões diversas no mundo dos empreendedores. Enquanto alguns aproveitam todas as oportunidades de estudo para se aperfeiçoar, outros buscam se concentrar ao máximo no produto ou serviço a ser comercializado. O fato é que temos exemplos de profissionais de sucesso que adotaram a primeira a segunda estratégia.

Sendo assim, aproveito para trazer um pouco sobre o impacto positivo que a educação trouxe à minha carreira, enumerando alguns pontos a serem considerados para uma negociação adequada.

Primeiramente, conforme reforçamos na metodologia Negociação de Impacto, uma abordagem assertiva demanda planejamento. A necessidade de conciliar vida acadêmica e profissional me demandou uma prática constante de traçar métodos que permitissem fazer uso do tempo de maneira eficiente. Desta forma, a disciplina para cumprimento das atividades contribuiu para facilitar o processo com um todo.

Além de se antecipar às situações, outro ponto fundamental é a existência de um método. No processo de evolução acadêmica, o estudante é desafiado a praticar a pesquisa conforme um passo a passo que possui um nível de dificuldade crescente ao longo da graduação, mestrado e doutorado. Seguindo a mesma maneira, o fluxo da negociação prevê uma evolução, visando constante aperfeiçoamento. No meu contexto de aplicação, pude perceber a existência de passos que, embora usassem variáveis diferentes, seguiam um padrão semelhante, permitindo a construção de um método que pudesse ser amplamente aplicado.

Por fim, a experiência permite chegar a um nível superior ao da “prática do planejamento” e do “uso de um método”. A educação permite acessar conteúdos que possuem muitas vezes caráter atemporal, podendo ser utilizado em situações no futuro para contrapor uma Divergência ou construir um Trunfo, passos 6 e 7 da metodologia Negociação de Impacto, respectivamente. Na minha experiência como empresário e negociador, o background acadêmico permitiu a construção de sinapses para a geração de novos cenários, visando um resultado favorável.

O que achou desses pontos com forma de compreender a contribuição da educação no processo negocial? Deixe sua opinião nos comentários. E para mais conteúdo sobre negociação e empreendedorismo, assine o canal Albert Moreira no Youtube e tenha acesso a todos os meus vídeos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *