O forma de pensar em negociação está presente na nossa vida a todo momento. Seja no dia a dia no trabalho, em entrevistas de emprego, fazendo compras ou apresentando ideias. Sempre nos pegamos tentando convencer alguém de algo. Toda negociação, mesmo que mal sucedida, sempre deixará algum ensinamento. Quanto mais você pratica o seu mindset de negociação, mais aprende, e a tendência a erros futuros tende a ser cada vez menor.
Mesmo que você já tenha vínculo empregatício com alguma instituição, busque trabalhar oportunidades que tem permitam praticar a negociação. Isso inclui consultoria, venda de produtos por comissão (ex: cosméticos, roupas), etc. Além de ganhar um dinheiro extra, essa experiência pode enriquecer suas habilidades profissionais. Como valor intangível, esta iniciativa se reflete positivamente em conhecimentos sobre gestão financeira, de tempo, empreendedorismo, além de gerar oportunidades de abertura do próprio negócio e ampliação da rede de contatos.
As técnicas de negociação se adaptar ao estilo de negociação de cada um, demandando estudo e prática. De forma geral, a ideia é se dedicar, abrace as oportunidades e trabalhar vendendo o máximo de tempo que puder.